quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Região é destaque no Dia Internacional do Idoso


Represa em Santo Antônio da Alegria é espaço para atividades esportivas: tudo pela saúde.


Atividades físicas com Terceira Idade em Santo Antônio da Alegria, destaque na proteção ao idoso (Fotos José Pedro S.Martins)

No dia primeiro de outubro novamente se comemorou o Dia Internacional do Idoso. Data lembrada desde 1990, por resolução da ONU. Também por determinação das Nações Unidas foi celebrado em 1999 o Ano Internacional do Idoso, que contribuiu para acelerar a reflexão global sobre o novo status da chamada Terceira Idade na sociedade planetária. Cidades da região se destacam no oferecimento de qualidade de vida aos idosos.
Santo Antônio da Alegria foi considerada a cidade que melhor oferece qualidade de vida aos idosos em território paulista, de acordo com o primeiro levantamento do Índice Futuridade, criado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, com metodologia da Fundação SEADE e chancela do Fundo de População das Nações Unidas - UNFPA. Altinópolis ficou em segundo lugar no Índice Futuridade, entre os 645 municípios paulistas.
O Índice Futuridade observa a existência no município de ações ou programas de turismo, esporte e cultura, em benefício dos idosos, entre outras informações. Em uma escala de 1 a 100, o município mais próximo de 100 é considerado aquele de melhores serviços aos idosos.
Em Santo Antônio da Alegria são oferecidas várias atividades para a Terceira Idade, como exercícios físicos, sempre com acompanhamento médico. O professor José Nilton Ribeiro coordena as atividades físicas. A represa na entrada da cidade e o ginásio poliesportivo são espaços privilegiados para os exercícios. Mas a grande atração para os idosos é o baile nos finais de semana. Forró sempre animado.
Em Altinópolis, várias ações também são oferecidas. Além do esforço público, a cidade conta com atividades de grupos como o Clube da Terceira Idade dos Jovens de Ontem. O clube funciona na antiga estação ferroviária. Uma ligação com a memória afetiva da cidade, em benefício da qualidade de vida total dos jovens de sempre. Em todos os demais municípios da região também existem ativos grupos da Terceira Idade. (Por José Pedro S.Martins)



Nenhum comentário:

Postar um comentário